Dicas e Cuidados

 
 
   Muitas pessoas decidem e compram um cão impulsivamente, sem pesquisar sobre qual seria a melhor raça para o seu caso, sem preparar o ambiente para receber o filhote, sem se preparar minimamente para recebê-lo.A primeira coisa que orientamos aos nossos clientes é que lembrem-se de que o filhote é muito sensível e além disso, ele acabou de ser separado da mãe, irmãos, local em que estava habituado. Ele agora estará longe de tudo o que conhecia e do que lhe trazia segurança, com certeza na primeira noite ele vai chorar. É importante que você esteja preparado, sabendo que o filhote vai chorar até se adaptar ao novo local e se sentir mais seguro e saber como atuar em relação a essa situação.
   Quando o levar para casa, brinque bastante com ele, faça de tudo uma festa, usando brinquedos, petiscos, ossinhos, para que ele imediatamente associe positivamente o local, as pessoas e tudo o que estiver acontecendo, será também o primeiro contato dele com você, mostre a ele que estar com você é muito legal. Deixe-o exausto até o momento em que for colocá-lo para dormir, para que ele realmente esteja cansado e durma, ao invés de chorar a noite inteira por se sentir sozinho e assustado.
    Recomendamos que, sempre que possível, o filhote passe a primeira semana dormindo no quarto com alguém da casa. Desta forma ele se sentirá mais seguro e saberá que não está sozinho. Caso não exista essa possibilidade e o cãozinho comece a chorar, não dê broncas de jeito nenhum, ele já estará suficientemente assustado.  Por outro lado, se você for no local onde ele está e tirá-lo de lá, enquanto ele está chorando, você estará ensinando que basta ele chorar, que você aparece, fazendo com que esse choro dure muito mais do que teria durado se você simplesmente tivesse ignorado na primeira noite.
    Orientamos também que você faça um cantinho para ele, como se fosse o quartinho do cachorro. Esse local deve ser forrado com jornal ou fralda para que você já comece a ensiná-lo a fazer as necessidades no local correto, então, se você quer que ele faça as necessidades na área de serviço, por exemplo, arrume para ele nesse local um cantinho e forre tudo de jornal, ou fralda. O cão por si só vai começar a escolher um local nesse cantinho para fazer as necessidades, que provavelmente será longe de onde está a água, comida e caminha dele. A medida que ele vai frequentemente fazendo as necessidades em um determinado local do jornal ou fralda, você começa a retirar as outras folhas que estão ficando sempre limpas, até ficar com uma ou duas apenas. 
   Quando levá-lo para dentro de casa com você, coloque-o constantemente em seu cantinho para que faça as necessidades no local correto e não pela casa. Se ele fizer na fralda ou jornal, recompense-o bastante mostrando que ali é o local correto. Não se esqueça de que você precisará levá-lo muitas vezes ao “banheirinho” porque o filhote não consegue segurar o xixi e o coco como um cachorro adulto.
   Tenha paciência e sempre que ele estiver com você solto pela casa, supervisione para que ele não comece a fazer as necessidades em locais inadequados. Você pode se planejar para quando ele estiver com você na sala, por exemplo, de 30 em 30 minutos levá-lo ao banheirinho. Se fizer esse manejo recompensando sempre que fizer no local correto, em pouco tempo ele poderá ficar solto pela casa e irá sozinho ao local correto para fazer as necessidades, sem que você precise ficar levando.
 
 
Fonte:pequenograndecao.wordpress.com